Fork me on GitHub
XVI

XVI Pylestras

O Pylestras é um evento sem fins lucrativo que consiste em um​ dia de palestras de tecnologia no qual palestrante e os convidados e/ou selecionados por votação compartilham sua experiência com estudantes e profissionais da área. Os assuntos das palestras são variados, contudo, orbitam o ecossistema da linguagem de programação​ Python. Estrategicamente, procuramos manter um slot​ de palestra para uma linguagem de​ programação convidada, que varia entre os eventos, visando integrar o PugCE com outras comunidades de tecnologia do estado. Convidamos vocês para nossa 16ª edição, que ocorrerá em breve! Para mais informações acesse: XVI Pylestras Também vocês podem nos acompanhar pré e pós evento pelo: Facebook do PUGCE. Sinta-se livre, pois o evento é aberto a todos, incluindo iniciantes em programação. Então compre seu ingresso aqui!

Local: Centro Universitário Sete de Setembro - Av. Almirante Maximiniano da Fonseca, 1395 - Eng. Luciano Cavalcante, Fortaleza - CE, 60811-020

Data Hora: 27/10/2018 08:00

Valor: R$ 10.00

  • O modelo de computação do Python


    Podemos imaginar que para cada linguagem de programação existe uma máquina onde o código de máquina é essa linguagem. Essa máquina seria justamente um modelo de computação. Nessa palestra pretendo falar sobre: - Paradigmas não serem uma boa maneira de classificar linguagens. - Apresentar de maneira simple o que é um modelo de computação e como é possível se computar a mesma coisa de maneira e complexidade diferente. - Apresentar o modelo de computação do Python. - Citar outros modelos de computação conhecidos.

  • Introdução a OpenCV


    OpenCV (Open Source Computer Vision Library) é uma lib de visao computacional focada em aplicações envolvendo processamento de imagens e vídeos em tempo real. Nessa talk falarei sobre essa lib, e mostrarei alguns aplicações como exemplo utilizando python.

  • GraphQL - Uma alternativa a Arquiteturas REST


    Nessa palestra será apresentado GraphQL, uma solução desenvolvida pela equipe do Facebook para resolver problemas comuns de arquitetura em REST. Será apresentado o GraphQL e uma pequena demostração com python utilizando a biblioteca graphene + django em um sistema médico simples.

  • Programação Funcional em Haskell para Pythonistas


    Nesta palestra, pretendo apresentar uma introdução à programação funcional em Haskell para programadores Python. Tópicos abordados: * o que é programação funcional; * o que é Haskell e perguntas frequentes; * semelhanças e diferenças entre Haskell e Python; * `map`, `filter` e `reduce` (da `functools`) em seu habitat natural; * list comprehensions / genexps em seu habitat natural; * funcionalidades do Python inspiradas pelo Haskell; * bibliotecas do Haskell inspiradas pelo Python; * pureza funcional: evitando "estado"; * inspirar a criação de elementos no estilo funcional em Python. Esta palestra segue no espírito da palestra Clojure: uma Visão Pythonica apresentada por Paolo Oliveira no XII Pylestras em 2016. Como ele, pretendo apresentar e contrastar outra linguagem de programação à linguagem Python.

  • Realidade aumentada e o futuro: como isso irá impactar nossas vidas hoje e amanhã


    Esperando a tecnologia se popularizar e grandes players investindo ferozmente nesse novo ecossistema iremos discutir como isso irá se tornar realidade no mundo e no Brasil e porque especialistas falam que em 2021 estaremos substituindo nossos amados smartphones. Tiago Guimarães é diretor da Bugaboo studio, empresa especializada em produção de conteúdos interativos.